Trabalho de geografia- Vulcões
A Etiopa é um dos lugares mais remotos do mundo, um lugar quente para ver a mais poderosa força da Terra em ação. Um dos vulcões mais notáveis do planeta é chamado de Erta Ale, o nome significa “A montanha fumante” para os locais de Afar.
O calor da Terra criou a atmosfera e os oceanos, ele continuamente remodela a superfície do planeta, cria grandes cadeias de montanha e move continentes inteiros. Também criou as condições para a vida começar na Terra. Toda a historia do planeta foi conduzida pelo maçante calor preso dentro dele, o calor provém do tempo do nascimento da Terra. Foi o período que é chamado de Hadeano, que vem de Hades, o reino do inferno, pois era quente e hostil.
Há muito tempo atrás alguns pedaços de rocha colidiram enquanto circundavam o Sol. Esses impactos foram tão violentos que geraram imensas quantidades de calor. E também vastas quantidades de material radioativo à Terra. Quando as camadas externas do planeta esfriaram, essas poderosas fontes de calor ficaram presas num imenso núcleo quente, é tão quente quanto a superfície do Sol, essas fontes de calor que abasteceram vulcões até atualmente.
Preso dentro de nosso planeta, o núcleo de calor da Terra vem continuamente liberando inimagináveis quantidades de calor. O calor do interior da Terra torna sua superfície incrivelmente dinâmica. Faz criar uma paisagem inquieta e continuamente mutante, diferente de qualquer outra do sistema solar.
A Islândia é o lugar que observamos como o interior quente remodela a paisagem do planeta. Gases tóxicos ricos em enxofre e piscinas borbulhantes quentes dão indícios da força que está logo abaixo da superfície. A água das “piscinas” naturais quentes é rica em minérios e é considerada como tendo quantidades terapêuticas. Logo abaixo delas, há uma massa quente fervilhante vermelha de rocha derretida.
Apenas 20