Documentário - vulcoes
I – INTRODUÇÃO
O documentário inicia com uma mesagem sobre as transformações do planeta Terra, envolvendo as 4 (quatro) forças fundamentais da natureza:
Oceano
Atmosfera
Gelo
Vulcões
Sendo foco principal deste documentário, a importância da força dos vulcões no ciclo de renovação da Terra e na criação e formação do nosso habitat natural.
II – DESENVOLVIMENTO
A força deste elemento em diferentes tipos de superfícies, que concidentemente ligados a aspectos Químicos, Biológicos e com, ou sem, a interferência humana, causam muitos impactos no meio em que vivemos como exemplo a formação de montanhas, no auxílio da criação de barreiras naturais para amenizar o impacto das águas, na formação de planícies surpeendentes ou causando “desastres” ambientais, entre outros.
A causa primordial desses acontecimentos é o movimento das 7 (sete) placas tectônicas ou o ciclo de renovação, que envolve todo o interior e exterior da Terra. O movimento constante dessas placas formam planícies e com a “ajuda” dos vulcões regeneram a biodiversidade do exterior terrestre.
Os vulcões e seu mais importânte componente químico, o dióxido de carbono foi e é vital para a sobrevivência da Terra, pois desde os tempos primórdios eles têm grande relevância nesse ciclo, fazendo a manunteção das fases terrestres (Pangéia ou Supercontinente, Terra Jovem, Terra Bola de Neve e Terra atual) e assim mantendo a ordem e o equilíbrio.
Vale enfatizar que os vulcões foram e são importantíssimos para a revitalização da Terra, foram eles que mantiveram a estabilidade da temperatura quando necessário e isto ocorre também nos dias de hoje. Reforçando a ideia de que a vida terrestre não existiria com a ausência desta força.
III – CONCLUSÃO
Como foi dito, os vulcões são guardiões da chave da Vida, eles são fonte de renovação do ciclo de vida em nosso Planeta