Alfabetização e alguns pensadores
. Faça um pequeno resumo desses assuntos: origem das palavras e das propostas pedagógicas
O homem tem uma necessidade individual de se expressar e necessidade social de se comunicar e para Gelb estas necessidades estão relacionadas a ponto de que o homem se expressa comunicando.
Para o homem primitivo essa comunicação se deu através dos desenhos que o mesmo criava, representando assim suas ideias. Com o passar do tempo o homem cria o Sistema Pictográfico, que num primeiro momento não tem relação direta com a fala, mas caminha para a representação da mesma. Este sistema, antecede a escrita propriamente dita, evolui-se para a fase do logograma, etapa lexical-silábica. Esse sistema passa a ser simbólico.
Vale destacar que os egipcios foram um dos povos que mais utilizavam desse sistema e desenvolveram-no a ponto de extrair deles 24 símbolos que posteriormente formariam o silabário. Os gregos tendo como base esse silabário, criaram o alfabeto.
Principais Propostas Pedagógicas
Francois Rabelais: Propõe uma metodologia de ensino alegre, atraente, onde o homem aprenda com o mundo, tendo como objeto de estudo a natureza, os mares e o próprio homem. Prioriza o desenvolvimento do corpo, a vida ao ar livre e a prática de exercícios físicos.
Foi um grande crítico da educação de seu tempo, onde a aprendizagem dava-se em aprender as palavras e ser submisso as regras.
Michel Eyquem de Montaigne: Diz que a aprendizagem não se dá só por amontoar conhecimentos, mas ressalta que é importante assimilá-los, apreendê-los; dize que o mestre deve preparar os caminhos, mas a caminhada quem faz é o aluno. É considerado precursor das modernas tendências pedagógicas e foi um crítico do uso abusivo dos livros.
Jan Amos Comenius: Sua teorias são atuais e foi o pioneiro a aplicar a metodologia de ensino que despertasse o interesse no aluno. Contribuiu para a reforma da educação em vários países, propõe uma escola para a vida toda, uma educação voltada