Dossiê dos pensadores
O presente trabalho com o tema “Os Pensadores”, consiste em informar a tese que cada filósofo defendeu na área da educação. Possibilitando o desenvolvimento, a educação, os interesses e o bem estar pessoal e físico da criança.
Os pensadores contribuíram com suas teorias para educação desde o século XVII , até os dias atuais. No Brasil, contribuíram de forma significativa no sistema educacional.
É importante para nós que somos futuras educadoras, acompanharmos um pouco dessas teorias, vivências, que no decorrer do tempo causaram transformações no ambiente escolar, na vida do educador e do educando.
Este trabalho nos leva a conhecer o universo da criança, formas diferentes de se educar de acordo com as idéias de cada pensador. Desafios, teorias e práticas educacionais que tiveram êxito no desenvolvimento intelectual e físico da criança e do jovem adulto. A relevância deste trabalho é contribuir para a formação acadêmica de um educador, no sentido de conhecer da melhor maneira possível à vida e as idéias de cada pensador, que muito contribuíram e contribuem até os dias atuais nos aspectos relacionados ao cotidiano escolar.
Estão sendo apresentados neste trabalho, a biografia, vida, contribuição na educação e obras, dos grandes pensadores que marcaram há décadas a história da educação. Dentre tantos pensadores citamos:
* Comênio * John Dewey * Emília Ferreiro * Vygotsky * Piaget * Pestalozzi * Édouard Clápared * Paulo Freire * Freinet * Decroly * Rousseau * John Locke * Ana Teberosky * Maria Montessori * Wallon
Os princípios da educação no Brasil e no mundo, são baseados nas teses desses pensadores.
Cada um, de uma maneira particular defende seus interesses e abordam a vivência humana, de acordo com as fases do desenvolvimento da criança, com o meio em que vive e o ambiente escolar.
É importante frisar, que a criança atual conquistou seus direitos, graças aos “Pensadores”.