Alfabetização para adultos
A Comunidade Arco Íris é uma Comunidade localizada na Taquara, ela pertence ao complexo da Colônia Juliano Moreira. É uma comunidade muito pobre, com barracos de madeira, que é habitada por muitos que vieram de outros estados tentarem a sorte aqui no Rio de Janeiro e não obtiveram sucesso.
Não existe nessa Comunidade criminalidade propriamente dita, e sim milícias que “protegem” o local e dominam tudo e todos.
Não há nenhum interesse por partes das autoridades em melhorar as condições de vida dos moradores deste local. Os moradores se sentem abandonados com o descaso, pois, a rua não tem asfalto, tem esgoto a céu aberto, enfim, asa condições são precárias.
O mais curioso que se observa, é que existem muitos adultos analfabetos na comunidade. Muitos dizem que não estudam devido à falta de oportunidades, mas dizem que gostariam muito de saber ler e escrever para poderem pegar ônibus sem dificuldades, as mulheres dizem que queriam poder ler uma receita sozinha, etc. É bem nítida a vontade das pessoas em se alfabetizarem. Eles alegam também timidez, dizem que não procuraram uma escola por haver mais jovens e eles não se sentiriam a vontade entre eles.
Foi com base nessas informações, que desenvolvemos o projeto de ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS. Pois vi uma necessidade e um interesse por parte dos adultos em aprenderem de verdade.
A idéia inicial é fazer com que as aulas aconteçam na Associação de Moradores, que dispõe de um amplo espaço, um galpão, com boas condições de uso para ensinar e aprender.
Serão abertas inscrições para alunos de 18 em diante, sem limite de idade máxima, já idade mínima, é necessário ser estipulada para não fugir do foco que são os adultos.
2- Justificativa:
Percebemos a necessidade que os adultos têm em melhorar suas situações, principalmente no aspecto educacional. Se sentem lesados às vezes por sua limitação de não saber ler e escrever, e acham que isso minimiza as chances que eles possam a ter.
É uma maneira