Os melhores carros do mundo
Quem está disposto a pagar mais de US$ 1.500.000 em um automóvel quer ter o auge do desenvolvimento tecnológico. E é isso que o feliz proprietário dessas máquinas está adquirindo.
Carros. Paixão da maioria dos brasileiros, quase tanto quanto o futebol (e a tecnologia, no caso dos leitores do Tecmundo). Objetos de desejo e adoração de muitos, feitos para impressionar e alcançar velocidades incríveis.
Mas quais as tecnologias presentes nesses bólidos de preços exorbitantes? Conheça agora algumas melhorias presentes em carros disponíveis no mercado, com valores a partir de alguns milhões de dólares.
Bugatti Veyron Super Sports – US$ 2.400.000
O suprassumo dos carros sport, o Bugatti Veyron foi desenvolvido para ocupar o trono de carro mais rápido do mundo com produção em série – e alcançou seu objetivo. Em uma medição feita em julho de 2010, o Veyron alcançou 437 km/h. A velocidade máxima do carro, no entanto, é limitada eletronicamente em 408 km/h, para que não ocorram danos aos pneus.
Velocidade: muito além da concorrência
Para manter tal patamar de velocidade, esse supercarro conta com diversos truques tecnológicos. A aerodinâmica, por exemplo, foi moldada em três formas diferentes de rodagem, alteradas automaticamente pela velocidade do automóvel:
Bugatti Veyron: o suprassumo da velocidade sobre quatro rodas. (Fonte da imagem: Car and Driver)
1º - em velocidades baixas (até 220 km/h), o Veyron não sofre alteração aerodinâmica. O assoalho se mantém a 12,5 cm do solo, com o aerofólio recolhido.
2º - ao chegar a 221 km/h, a suspensão baixa o automóvel automaticamente até 9 cm do chão. Nessa velocidade, o aerofólio é liberado e sobe suavemente até a posição final. Nesse modo, o carro pode chegar a 350 km/h.
Apesar de ultratecnológico, o Bugatti Veyron não é à prova d’água.
3º - para chegar à velocidade máxima do Veyron é necessário que o piloto, com o carro parado, acione um sistema de segurança que faz