Alfabetização em braile
Nesse sentido, o educador deve persistir em ações efetivas para desenvolver habilidades e competências necessárias à utilização mais adequada do idioma escrito.
Segundo Freire (1996 apud BARROS, GRACY; LIMA, 2009), o momento fundamental em relação à formação de professores é o da reflexão crítica sobre a prática, pois, assim, certamente a legislação brasileira poderá se concretizar verdadeiramente no cotidiano, principalmente na inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
O processo de aprendizagem de uma criança portadora de deficiência visual requer procedimento e recursos especializados. Para que seu crescimento global se efetive verdadeiramente, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas muitas oportunidades de experiências e material concreto adequado, pois inúmeras habilidades devem ser trabalhadas. Contudo, isso apresenta necessidades específicas e precisa de um atendimento especializado dirigido a suas especialidades. Seu crescimento efetivo dependerá das oportunidades que lhe forem dadas, da forma pela qual é vista pela sociedade e da maneira como se aceita.
A partir do trabalho empreendido, foi possível constatar a necessidade de uma formação consistente do docente que de um modo geral não está preparado para lidar com os deficientes visuais, pois hes falta preparo e condições básicas para atender a diversidade:
Como salienta Silva,
Estamos, assim, perante a proposta de uma sociedade que vai além da formação inicial, para além da formação profissional e mesmo para além da formação contínua, esta perspectiva como