alergias alimentares
As alergias são reações de hipersensabilidade a certos antigénios ambientais, os alergénios, como o pólen, o veneno de insectos, os ácaros e o pêlo de animais.
Num primeiro contacto com o alergénio, os linfócitos B são estimulados a diferenciarem-se em plasmócitos que produzem anticorpos específicos da classe IgE; esses anticorpos ligam-se a mastócitos e a basófilos. Num segundo contacto, o antigénio liga-se aos anticorpos IgE presentes na superfície dos mastócitos e basófilos e estimula estas células a libertar grande quantidades de histamina a partir de grânulos corticais. A histamina desencadeia uma reação inflamatória intensa que é responsável pelos sintomas da alergia, como, por exemplo, espirros, erupções cutâneas e contração dos músculos das vias respiratórias.
Algumas reações alérgicas podem conduzir a um choque anafilático, que é provocado pela diminuição brusca da pressão arterial em consequência do aumento da premeabilidade ds vasos sanguíneos.
Os sintomas das alergias podem ser tratadas com medicamentos anti-histamínicos.
O nosso sistema imunitário tem uma base de dados das substâncias "estranhas" com as quais já teve contacto e da resposta a produzir quando a encontrar novamente (células de memória). Cada vez que o alérgenio atacar, ele responde por anticorpos específicos memorizados.
Sensibilização - Quando um indivíduo memorizou um alérgeno, diz-se estar sensibilizado, ou seja, o seu sistema imunitário memorizou aquela substância.
Atopia - Frequentemente hereditária, a atopia manifesta-se mais frequentemente através de eczemas, febre dos fenos e asma alérgica. As pessoas atópicas têm uma predisposição para fabricar anticorpos que reagem contra os alérgenos presentes no meio ambiente (pólens, bolores, pó doméstico...)
Quais os factores de Alergias mais comuns? + Ácaros: - São animais microscópicos que vivem no pó, alcatifas e outros revestimentos têxteis como cobertores, almofadas ou