ALERGIA
INTOLERÂNCIA À LACTOSE: AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Fabiana Silva Rodrigues Gasparin
Docente Mestre do Departamento de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário de Maringá CESUMAR. E-mail: fabiana@cesumar.br
Jéssica Margato Teles
Acadêmica do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
E-mail: jessicateles@hotmail.com
Sabrina Calaresi de Araújo
Acadêmica do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
E-mail: sa_calaresi@hotmail.com
RESUMO: O leite materno é um alimento rico em nutrientes, sendo que a sua composição química apresenta as características ideais para a digestão e metabolismo necessários aos lactentes. A iniciação precoce do leite de vaca na alimentação das crianças ocasionou uma desvalorização do leite materno.
Certificou-se, então, que houve um aumento no índice de determinadas patologias devido ao desmame precoce, dentre as quais se destaca a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose (IL), pois estas apresentam semelhanças que dificultam os diagnósticos clínicos. A APLV atinge o sistema imunológico, desencadeando reações contra o antígeno, que, neste caso, são as proteínas do leite de vaca gerando sinais e sintomas após a ingestão do alimento. Na IL o causador é a lactose, o “açúcar do leite de vaca”, que, na ausência da ação da enzima lactase, não ocorre consequentemente a absorção da lactose, a qual se acumulará resultando em desconfortáveis reações. Sucintamente, essas duas condições são comumente confundidas por profissionais da área da saúde, por apresentarem semelhanças, como a origem proveniente do leite de vaca, mas se diferem quando comparadas detalhadamente.
PALAVRAS-CHAVE: Leite Materno; Alergia à Proteína do Leite de Vaca;
Intolerância à Lactose.
ALLERGY TO COW MILK PROTEIN
VERSUS LACTOSE INTOLERANCE:
DIFFERENCES AND SIMILARITIES
ABSTRACT: Breast milk is a