aleitamento materno
Aleitamento materno já é devidamente comprovado, por estudos científicos, a superioridade do leite materno de outras espécies, um método natural cuja açãode sucesso depende de fatores sociais, culturais, psicológicos. (ALMEIDA et al., 2006) Este ato tem sido considerado de extrema importância para pesquisas e dados.
O Ministério da Saúde (2005),apresentou dados do alto nível de desnutrição infantil no ano de 2004/2005. Estes estatísticos foram refeitos nos anos posteriores e demonstraram a diminuição da desnutrição infantil e procedimentosadotados para essa redução.
A desnutrição é uma doença de natureza clínico-social multifatorial cujas raízes se encontram na pobreza. A desnutrição grave acomete todos os órgãos da criança, tornando-secrônica e elevando a óbito, caso não seja tratado adequadamente. Pode começar precocemente na vida intrauterina e frequentemente cedo na infância, em decorrência da interrupção precoce do aleitamentematerno exclusivo e da alimentação complementar inadequada nós primeiros dois anos de vida. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005)
Elucidações e embasamentos como este citado acima, oferece e afirma aimportância do aleitamento materno. O leite materno é considerado sinônimo de sobrevivência para o bebê, portanto um direito inato e um dos modos mais hábeis de consentir a proteção contra doenças, além decontribuir para o desenvolvimento psicológico e emocional. (ICHISATO & SHIMO, 2001).
A alimentação realizada de forma saudável durante a infância influência no estado de saúde da criança, bem como previnepor toda a vida. Segundo Almeida (2004), através do aleitamento materno crianças adoecem menos e pode-se visualizar de forma quantificada a diminuição de atendimentos médico, uso de medicação ehospitalizações.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a World Health Organization, o aleitamento materno deve ser...