comunic
Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio
07, 08 e 09 de novembro de 2012
Crônica de uma cidade: o Rio de Janeiro da telenovela e a campanha social de
Caminho das Índias1
Elaine Christovam de Azevedo 2
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo:
O Rio de Janeiro é a cidade que mais comparece nas telenovelas. Suas ruas, seus monumentos, tudo serve de palco para o desenrolar dos dramas que surgem na tela da TV.
É também um palco privilegiado de ações de merchandising social. Neste artigo, pretendese tomar como exemplo a novela Caminho das Índias, de 2009, para mostrar como a esquizofrenia foi muitas vezes abordada a partir da relação do corpo do personagem com o corpo da cidade, constituindo-se não apenas em cenário, mas, em parte integrante da trama.
Palavras-chave: telenovela; cidade; corpo; Rio de Janeiro; esquizofrenia.
A cidade como palco e cenário das telenovelas
No ano de 2011 a telenovela brasileira completou 60 anos, mantendo-se como um dos principais produtos da indústria do entretenimento em nosso país. Por mais que, ocasionalmente, alguns críticos o seu fim, o número crescente de produções em diferentes emissoras parece mostrar o contrário. Além disso, na atualidade, é no mínimo equivocado aferir o sucesso ou fracasso de uma trama, com base unicamente nos índices de pesquisas, sem considerar todos os meios disponíveis para que o público acompanhe a trama, como por exemplo, a internet e os meios transmídia. Pode-se não assistir mais as cenas no momento em que vão ao ar, mas, basta entrar em sites como Youtube para verificar que os vídeos relativos a estas estão frequentemente entre os mais assistidos.
Podemos pensar que a relação afetiva que o brasileiro estabelece com a telenovela se dá devido a uma identificação com as situações vividas pelos personagens na tela. Cabe lembrar que o produto tal como é hoje se consolidou a partir da década de 60, quando os
1
Trabalho apresentado