Alcoolismo
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes.. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado),intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demência, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos.
Álcool
• [pic] O álcool é uma droga subestimada, pois nossa cultura vê o mesmo como parte integrante de uma vida "normal". Esta droga está perfeitamente integrada a praticamente todos os ambientes e situações: aparece nos finais de semana e nos momentos de lazer, se mistura com esportes, viagens, com trabalho (os almoços de "negócios", regados a copiosas doses de uísque, cerveja ou caipira)... Somos diariamente fustigados pela mídia, com comerciais bem bolados e trabalhados, que tentam nos convencer que tomar a cerveja tal atrai mulheres, boa sorte, felicidade, e que uma dose do conhaque tal resolve todos os cansaços e problemas. De um modo geral, nossa sociedade ocidental é, como um todo, possuidora de um comportamento abusivo de álcool. Como o abusador de álcool, nossa cultura popular encara o álcool como "afogador de mágoas", um componente fundamental do entretenimento, um remédio popular para muitos incômodos físicos e emocionais, um "digestivo" (quando a ação do álcool sobre o aparelho digestivo dificilmente poderia ser pior!). Mesmo não sendo abusadores ou dependentes, vivemos em uma sociedade "alcoólatra", na real acepção da palavra: "que idolatra o álcool".
[pic] Os efeitos do álcool são de um depressor do sistema nervoso central. [pic] Durante períodos de intensa ingesta alcoólica, o alcoolista tende a descuidar de sua alimentação, obtendo suas calorias do álcool, que não possui nada de vitaminas,