alcoolismo
OBJETIVO
Realizar um estudo sobre o alcoolismo nas empresas, buscando demonstrar as principais consequências do alcoolismo e a forma como este afeta a vida dos indivíduos no que diz respeito às suas relações tanto na empresa como também na saúde e família.
FINALIDADE
Revelar com base em pesquisas as consequências e o que o alcoolismo traz mostrando tanto para o colaborador quanto para o empregador a melhor saída para um dos fatores que vem crescendo cada vez mais nas empresas brasileiras. O QUE É O ALCOOLISMO?
Define-se o alcoolismo como o consumo excessivo, duradouro e compulsivo de bebidas alcoólicas, o qual degrada a vida pessoal, familiar, profissional e social do indivíduo. Diz-se que uma pessoa é dependente do álcool quando ela não tem mais forças para interromper o consumo e, se o interrompe, apresenta sintomas desagradáveis que cedem com o retorno ao álcool. A esse fato chama-se abstinência.
Antes da pessoa se tornar um dependente do álcool, ocorre um processo que no qual ele só começa a sentir o efeito da bebida se ingerir doses cada vez maiores que as anteriores. Isso acaba levando a pessoa para a dependência, pois sempre precisará de mais álcool.
FATORES QUE LEVAM AO ALCOOLISMO
Entre os “culpados” pelo fato de uma pessoa se tornar alcoolista está o STRESS e a GENÉTICA. No trabalho o principal vem sendo o STRESS, pois além da correria do dia-a-dia também existem muitas cobranças. A facilidade de se encontrar essa droga lícita torna as coisas muito mais fáceis de acontecer, assim aquele que já é dependente e quer se livrar da droga acaba sofrendo muito mais, pois o contato que ele tem é muito maior do que o contato que uma pessoa dependente de craque tem, por exemplo.
PESQUISAS ENCONTRADAS
Uma pesquisa feita em janeiro de 2013 revela que entre os motivos de afastamento do trabalho 48,7% é por causa de álcool e drogas, sendo que 33,5% são por causa do Álcool, 16,2% por causa da cocaína e 1,6%