Alcoolismo
O álcool é uma das poucas drogas que tem o seu consumo legalizado, e, muitas vezes incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelo qual ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas. Apesar da sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial. Não só na parte da saúde como também no âmbito social, causando problemas não só na vida e nas famílias dos dependentes como também causando acidentes de trânsito e tirando outras vidas.
-Saúde
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o "consumo baixo ou moderado de álcool" resulta em uma redução no risco de doenças coronárias
Porém foi comprovado que o consumo não moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças e também pode dificultar a memória e o aprendizado, e até piora a pontuação em testes de QI. Pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool no cérebro de adolescentes mostram que essa substância, consumida num padrão considerado nocivo, afeta as regiões responsáveis por habilidades como memória, aprendizado, autocontrole e principalmente a capacidade motora.
-Sociedade
Por ser uma droga lícita e de fácil acesso a todas as camadas da sociedade devido ao baixo valor, ela faz vitimas em todas as classes sociais
O alcoolismo está relacionado a agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade, é uma doença que afeta a saúde física, o bem estar emocional e o comportamento do indivíduo. O álcool é um dos principais agravantes do desajuste que ocorre no contexto intra-familiar, prejudicando o desenvolvimento psicossocial que atinge todas as pessoas que convivem com essa doença, principalmente as crianças e adolescentes.