Atps etapa 3 teoria da administração
Passo 01
Características de Teoria da Burocracia
Hierarquia de autoridade:
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o principio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Os cargos precisam de controle e supervisão, surgindo à necessidade da hierarquia da autoridade para definir as chefias nos vários escalões da autoridade. Todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica que encerra privilégios e obrigações. A distribuição de autoridade serve para reduzir ao mínimo o atrito, por via do contrato, em relação às maneiras definidas pelas regras da organização. Dessa forma, o subordinado está protegido da ação arbritária do seu superior, assim a burocracia é uma estrutura social hierarquicamente organizada.
Caráter Legal e Normativo:
A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos por escrito. É uma organização baseada em legislação própria, que define antecipadamente como a organização burocrática devera funcionar. Essas normas e regulamentos são escritos e também são exaustivos porque abrangem todas as áreas da organização, prevê as ocorrências e as enquadra dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização. A burocracia é uma estrutura social legalmente organizada.
Formalidade das Comunicações:
A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. O caráter formal da burocracia: todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar coprovação e documentação adequadas. As comunicações são feitas repetitiva e constantemente, a burocracia abre mão de rotinas e formulários para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização. A burocracia é uma estrutura social formalmente organizada.
Racionalismo e Divisão do Trabalho: A burocracia é uma organização que se