Alcoolismo, o que é?
O alcoolismo (etilismo) ocorre quando o uso de bebidas alcoólicas ocasiona prejuízos ao indivíduo, à sociedade ou a ambos. Ou seja, quando a pessoa apresenta problemas de saúde, de relacionamento ou com a sociedade por ficar alcoolizado.
O álcool afeta todas as funções do organismo.
Seus efeitos ficam mais intensos quando é usado juntamente com calmantes.
Apesar dele ocasionar uma aparente excitação é depressor do sistema nervoso central. Em pequenas quantidades pode ocasionar sensação de bem-estar, alegria, excitação, facilidade de comunicação. Em maiores quantidades aparece irritabilidade, sonolência, tontura, ataxia (dificuldade de caminhar), que podem ficar mais graves, com perda de consciência, anestesia, coma profundo e morte por depressão respiratória. A pessoa que ingeriu álcool não deve trabalhar com máquinas ou dirigir, pois pode pôr em perigo a sua vida, bem como de outras pessoas. São comuns acidentes de trabalho ou de trânsito por pessoas que beberam.
A ingestão de álcool ocasiona vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos), perda de calor pela pele e diminuição da temperatura corporal. Uma pessoa alcoolizada não deve ser exposta ao frio (banhos frios, ficar "pegando ar fresco"), pelo contrário, deve ser aquecida com agasalhos.
QUAIS OS EFEITOS DO USO PROLONGADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?
O álcool usado cronicamente produz dependência. O alcoolista diminui a produtividade no trabalho e pode mudar o seu relacionamento com amigos e familiares.
O fígado pode ser lesado, apresentando hepatite e cirrose. O fígado funciona como se fosse uma "usina", trabalhando os alimentos e queimando as substâncias mais tóxicas que chegam ao nosso organismo. A sua lesão impede esta função. O alcoolista