Tcc camila final
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Ciências Campus de Bauru
CAMILA PILASTRI MODOLO
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A AÇÃO DOCENTE
BAURU 2007
2
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Faculdade de Ciências Campus de Bauru
CAMILA PILASTRI MODOLO
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A AÇÃO DOCENTE
Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências UNESP – campus de Bauru sob a orientação da Profª. Ms. Thais Cristina Rodrigues Tezani.
BAURU 2007
3
Agradecimentos:
Agradeço ao Senhor Deus, autor e consumador da nossa fé, que sempre esteve presente em todas as etapas deste trabalho, sendo Deus Elohim. À minha amada família, sempre presente, prestativa, solidária e amorosa nos momentos mais difíceis. À orientadora Profª. Ms. Thais Cristina Rodrigues Tezani por aceitar este trabalho, por sempre orientar, apoiar, incentivar e confiar neste trabalho. À Profª. Drª. Vera Maria Casério, por aceitar, gentilmente, compor a banca examinadora e por todas as correções realizadas. À Profª. Drª. Fabíola Pereira Soares, por todo incentivo, apoio, idéias e correções desde o pré - projeto desta pesquisa. Ao amado André, por todo apoio, incentivo, idéias, compreensão e colaboração para a realização deste trabalho. Às amigas da faculdade que todo o tempo confiaram neste trabalho. A todos aqueles que, direta ou indiretamente, possibilitaram a realização desta pesquisa.
4
“Há no ensino, na função de ensinar, em gérmem, sempre uma ação administrativa.” Anísio Teixeira
5
RESUMO
Discussões têm sido feitas em todo o país, e até mundialmente, buscando-se novas alternativas de propiciarmos uma educação de qualidade para todos. Leis têm sido redigidas como diretrizes para as mudanças necessárias, mas a implementação das discussões e anseios sociais e das diretrizes propostas não penetraram, ainda, de forma