Alcool
Onde:
R = radical
OH = oxidrila ou hidroxila
Exemplos:
álcool cíclico álcool aromático
Utilidade: Quando ouvimos falar em álcool, seja na TV, rádio, etc na verdade estão se referindo a um tipo específico de álcool. Neste caso, é o álcool etílico, também chamado de etanol.
O etanol está presente nas bebidas alcoólicas. É tóxico e age no organismo como depressivo do sistema nervoso. Possui grande importância na indústria química, na fabricação de perfumes, solventes, combustível. O álcool metílico é um dos mais perigosos e não deve ser ingerido, pois pode causar cegueira. É chamado também de carbinol e ainda, “álcool de madeira”. Este nome foi dado porque antigamente era obtido a partir do aquecimento da madeira em retortas.
Nomenclatura:
De acordo com a IUPAC, os álcoois devem ter a terminação OL, quem vem da palavra álcool. A cadeia principal é aquela que contém o carbono ligado à hidroxila. A numeração é feita a partir da extremidade que contém o grupo OH. O nome do álcool será o do hidrocarboneto correspondente á cadeia principal, porém sem a terminação o, que deve ser trocado por OL.
Classificação:
Número de Hidroxila:
- Monoálcool – álcool que contém uma hidroxila.
- Diálcool ou Diol – álcool que contém duas hidroxilas. - Triálcool ou Trióis – álcool que contém três hidroxilas.
Fenol Fenol é todo composto orgânico que contém uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente a um anel aromático.
Exemplos:
fenol vanilina Utilidade: O fenol mais comum é o fenol. É conhecido também como benzenol, hidróxi-benzeno, fenol comum ou ácido fênico.
É uma substância sólida a temperatura