Alcool Combustivel
Sendo ainda existentes combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural, que no caso são recursos não-renováveis, que poderão se esgotar no futuro, também existe outros meios de produção de energia que não seja fóssil, como o álcool, por exemplo, pré-vindo da cana-de-açúcar, o álcool é um recurso natural renovável, e existem também outros meios de energia, como a beterraba, algumas frutas, milho, arroz, madeira e etc., como o álcool é um combustível brasileiro faz com que o Brasil cresça neste ramo da produção de energia.
1. HISTÓRIA DO ÁLCOOL
1.1 Breve história do álcool no Brasil
A primeira experiência do uso do etanol foi no Brasil em 1927, no Estado de Alagoas em uma usina conhecida como USGA- Usina Serra Grande Alagoas, no mesmo espaço de tempo a produção do etanol foi se expandindo em outras áreas do país, já na década de 1930 a produção do etanol caiu com a queda de outro combustível: o petróleo. Com a crise do petróleo em 1970, o governo brasileiro teve a brilhante idéia de criar um programa chamado Pró Álcool, fazendo este tal combustível receber extrema utilidade e atenção nos anos seguintes. Algumas empresas automobilísticas prevendo o sucesso do combustível começaram a adaptação rápida dos motores para que eles pudessem receber etanol e não só combustíveis fósseis. O primeiro carro brasileiro adaptado à este combustível foi o Fiat 147 lançado em julho de 1979.
. Em um período de tempo a economia do álcool teve seus altos e baixos, com o aumento do preço do açúcar e desestímulo da produção o Brasil iniciou a importação do combustível dos norte-americanos, ao tempo em que o programa Pro Álcool foi perdendo espaço, realmente, na década de 1990, com a precariedade das maquinas o pedágio subiu e o consumidor foi quem sentiu.