Álcool como combustível
O álcool combustível (etanol) vem se tornando uma das alternativas para substituição de combustíveis produzidos através do petróleo, como a gasolina e o diesel. No Brasil, o álcool é produzido através da cana-de-açúcar. O país já responde por 35% da produção mundial. Ficando através apenas do EUA, com 37,5% da produção.
Em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira, de onde é feito o metanol. A cana, no entanto, é o vegetal mais eficiente para a produção do etanol. E o Brasil possui condições ideais de clima e solo para seu cultivo. A produção nacional cresce à taxa de 9% ao ano, ocupando espaço de culturas menos rentáveis. Entre 2000 e 2006, a área plantada aumentou 43%, e as exportações cresceram impressionantes 3.000%. As usinas de açúcar e álcool movimentam 40 bilhões de reais por ano e o mercado ainda tem espaço para crescer.
Referência: https://sites.google.com/a/biomassa.eq.ufrn.br/gestao-de-projeto-de-energia-alternativas/fontes-de-energia/alcool-combustivel ...
O etanol é composto orgânico líquido, sem cor, tóxico, inflamável, com cheiro forte e consistência próxima à da água. É conhecido como "álcool etílico", ou apenas "álcool", apesar deste termo corresponder – oficialmente – a toda uma família de substâncias. Recentemente o termo "bioetanol" também tem sido usado como sinônimo de etanol, quando se quer enfatizar a origem renovável.
Referência: http://www.novacana.com/etanol/
... História:
Ele é utilizado desde o início da indústria automotiva, servindo de combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato e abundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada.
A utilização do etanol que sem dúvida é a mais frequente, e que se iniciou tão logo surgissem os primeiros motores a combustão interna, é seu uso como combustível: a