Meu trabalho
1. INTRODUÇÃO
2. REVOLUÇÃO FRANCESA
3. SOCIEDADE
4. PRIMEIRO ESTADO
5. SEGUNDO ESTADO
6. TERCEIRO ESTADO
7. CRISES SOCIAIS E ECONÔMICAS
8. REVOLTA ARISTOCRÁTICA
9. ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE
10. A TOMADA DA BASTILHA
11. FIM DOS PREVILÉGIOS FEUDAIS
12. REDUÇÃO DO PODER DO CLERO
13. CONVENÇÃO NACIONAL
14. GOVERNO DO DIRETÓRIO
Introdução
A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foi à revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das ideias e valores burgueses e por conta da ideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário.
Revolução Francesa Ao compreender-se a Revolução Francesa (1789) como fundadora dos direitos civis reconhece-se também o século XVIII como o século do Iluminismo Ilustrado de Voltaire, Montesquieu, Kant, Goethe, Rousseau, Mozart e Beethoven, entre outros luminares. Nele se deu, também, a tentativa de transformar as Ciências da Natureza em Ciência da Razão e da Experimentação, como verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico. O fato, a análise e a indução passaram a ser objetos da razão, no método histórico-indutivo, diferentemente do século XVII, quando apenas praticava-se o método racional-dedutivo.
A revolução francesa é considerada por muitos o marco tradicional do início da idade contemporânea. Foi um movimento que contou com a participação de vários grupos social, incluindo a população pobre das cidades, os