Albânia
É um conjunto de ideologias nacionalistas que .Pode ser de base política, étnica, religiosa, social, entre outras. Exemplos de movimentos separatistas são a Palestina, em Israel, e Quebec, no Canadá.
Principais casos na Europa
Bavária, Alemanha
É pouco provável que se separe da Alemanha, mas muitos dos moradores desse estado defendem a ideia, acreditando que a região seria mais rica se fosse independente.
País Basco, Espanha
A luta pela independência teve momentos dramáticos e ataques terroristas. No ano passado, o grupo separatista ETA anunciou um cessar-fogo permanente. Hoje, os partidos pró-independência têm juntos 48 das 75 cadeiras no Parlamento regional. O local tem certo grau de autonomia e vê aumentar a defesa pela realização de um referendo.
Catalunha, Espanha
As eleições regionais antecipadas deste 25 de novembro se transformaram numa espécie de plebiscito sobre a separação da Espanha. O presidente catalão, Artur Mas, prometeu pressionar pela realização de um referendo caso obtenha um novo mandato.
Flandres, Bélgica
Parte da Bélgica, Flandres vê seu povo separado pela língua e pela economia. A parte mais rica, que fala holandês, quer reduzir suas ligações com a mais pobre, Wallonia, de língua francesa.
Groelândia, Dinamarca
Essa região da Dinamarca conseguiu mais autonomia após o referendo de 2008. Desde 2009, sua população é considerada um povo separado, com linguagem própria. Mas alguns de seus partidos defendem a independência.
Kosovo, Sérvia
Declarou sua independência da Sérvia em 2008, é reconhecido por vários países, mas não é membro da ONU. A Sérvia prometeu nunca reconhecer a separação e conta com o apoio da Rússia no Conselho de Segurança.
Escócia, Reino Unido
No futebol, pelo menos, é considerada independente com a sua própria seleção nacional. Na política, o Partido Nacional Escocês venceu as eleições de 2011 para o Parlamento local e anunciou planos para um referendo em 2014 para decidir a