Swff
LOCALIZAÇÃO - A Albânia situa-se na região dos Balcãs, na Europa oriental, coordenadas geográficas 41º 00' N, 20º 00' E . Está localizada estrategicamente no estreito de Otranto (que liga o mar Adriático ao mar Jónico e ao mar Mediterrâneo).
Área total: 28 748 km²
BANDEIRA
POPULAÇÃO - A Albânia ocupa uma superfície de 28 748 km². Situada na borda oriental da península Balcânica, limita-se ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia e Grécia e ao sul e oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália.
A língua oficial é o albanês. A Albânia é um dos países mais pobres da Europa. Cerca de metade dos seus habitantes são camponeses que mal conseguem retirar seu sustento do solo. O país tem uma indústria pouco desenvolvida, e na Albânia inteira existem aproximante 120 mil automóveis. As religiões com maior expressão são a muçulmana, (70%), a ortodoxa (20%) e a católica (10%). A língua oficial é o albanês.
Dentro do país há regiões culturais, que variam em aspecto físico, forma de vestir-se e em dialeto: ao sul os Tosk e ao norte os Ghegs. Os habitantes da Albânia gostam de vestir-se com os trajes tradicionais típicos de suas diferentes culturas, sobretudo nos dias de festa.
ECONOMIA - A economia da Albânia foi controlada pelo sistema socialista até 1991. No ano seguinte, o Governo democrata introduziu a reforma económica, estabelecendo o mercado livre e a economia privada. No entanto, o rendimento per capita é um dos mais baixos da Europa. O país é o maior produtor do mundo de cromite, para além de também produzir cobre, pirite, petróleo e gás natural. A indústria produz materiais de construção, aço, produtos químicos e produtos alimentares. Cerca de 25% dos solos são aráveis e as culturas dominantes são os legumes, a fruta, o trigo, o milho, a beterraba, a batata, a cevada, o tabaco, o sorgo, a aveia, as sementes de girassol, o tabaco e a azeitona. As exportações são constituídas por combustíveis