Filosofia
A filosofia é um saber específico que teve nascimento na Grécia Antiga e sua história passa dos 2.500 anos. Desse modo os primeiros filósofos a aparecerem foram chamados de pré-socráticos. Mas a filosofia não é apenas compreendida nos dias de hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude diferente em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, conceitos e descobertas sejam constantemente retomados. A história da Filosofia na Antiga se divide em três períodos diferentes com mudanças de explicações e sentido das coisas, sendo assim se dividem em: Período Pré-Socrático, Grécia Clássica e Época Helenística.
Período Pré - Socrático
Filósofos pré-socráticos era o nome dado àqueles filósofos da Grécia Antiga que, antecederam a Sócrates. Essa divisão se dá mais devido ao objeto de sua filosofia, em relação à novidade introduzida por Platão, do que à cronologia visto que, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou em muitas das vezes posteriores a ele como no caso de alguns sofistas da época.
Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales se dedicou a caracterizar o princípio ou a matéria de que o mundo é feito nesse caso dito por ele era a água, mas o conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, matemática ou física.
Grécia Clássica
No período clássico a filosofia vinculou-se a um momento histórico privilegiado da Grécia Clássica. Nesse período, que aconteceu nos séculos IV e V A.C., a civilização grega conheceu seu apogeu, na cidade de Atenas desse modo acabou dominando a Grécia com seu poderio militar e econômico.
Adotando a democracia como sistema político, Atenas começou a ver um crescimento considerável das ciências e das artes. Foi nesse período histórico que foi dada origem ao pensamento dos três