Alavancagem e estrutura de capitais
A alavancagem resulta do uso, pela empresa, de custos operacionais e financeiros(juros e dividendos de ações preferenciais) fixos.
A alavancagem e a estrutura de capital estão intimamente ligadas aos conceitos relacionados com o custo de capital e, portanto, às decisões quanto ao orçamento de capital. A alavancagem é o uso de ativos ou recursos com o custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietários da empresa. Variações na alavancagem resultam em mudanças no nível de retorno e do risco associado. Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumento de risco e de retorno: reduções na alavancagem resultam em menor risco e retorno.
ANALISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO.
A analise do ponto de equilíbrio, às vezes chamada de analise custo-volume-lucro, é usada pela empresa para determinar o nível de operações necessárias para cobrir todos os custos operacionais e apara avaliar a lucratividade associada a vários níveis de vendas.
O ponto de equilíbrio operacional de uma empresa é o nível de vendas necessário para impostos, ou LAJIR, são iguais a zero.
O ponto de equilíbrio da empresa é sensível a inúmeras variáveis: custos operacionais fixos (F), o preço unitário de venda (P), e o custo operacional unitário variável (V).
ALAVANCAGEM OPERACIONAL.
A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos no fluxo de lucros da empresa. Podemos definir alavancagem operacional como o uso potencial de custos operacionais fixos para aumentar os efeitos das mudanças nas vendas sobre os lucros da empresa antes dos juros e dos impostos (LAJIR). Variações nos custos operacionais fixos afetam significativamente a alavancagem operacional. Às vezes as empresas podem incorrer em custos operacionais fixos ao invés de custos operacionais variáveis e, outras vezes, podem ser capazes de substituir um tipo por arrendamentos a pagamentos iguais, a uma porcentagem especifica de vendas, ou ela poderia