Adaptação do posto de trabalho ao homem
A evolução humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo sapiens como espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, a arqueologia, linguística e genética. Já o estudo do homem moderno (Homo sapiens sapiens) deve também ser estudado pela Ergonomia, afim de aprimorar-mos nossos conhecimentos e consequentemente nosso bem estar.
Ergonomia
Produtividade e qualidade serviço está diretamente ligada ao posto de trabalho e ao sistema produtivo, ergonomicamente adequados aos colaboradores, para que estes possam realizar suas tarefas com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos à saúde física, psicológica e cognitiva.
A obrigação das empresas em adequar-se ergonomicamente está prevista na NR17 do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. Propiciando condições adequadas aos trabalhadores, estes podem exercer suas atividades com conforto e segurança, tornando-se mais produtivos e eficientes
A empresa que investe na adequação ergonômica torna-se mais competitiva no mercado, pois além de proporcionar condições para que seus colaboradores desenvolvam seus trabalhos de maneira mais produtiva, ainda reduzem custos com afastamentos devido a doenças de trabalho.
SERVIÇOS OFERECIDOS ÀS EMPRESAS NA ÁREA ERGONÔMICA
Situações que irão evitar os ricos para o trabalhador;
Consequentemente, melhorando a produtividade das empresas;
Melhoria nas condições de trabalho;
Ambiente saudável, tanto para o trabalhador quanto para a saúde financeira da empresa.
• Analise Ergonômica do Trabalho