Alavancagem operacional
Alavancagem Operacional representa a desproporcionalidade da variação do resultado contábil com a variação do nível de atividade.
INDICADOR DA MEDIÇÃO DA ALVANCAGEM
OPERACIONAL.
O indicador de medição da Alavancagem Operacional denomina-se Grao de Alavancagem Operacional ( GAO ) que é representado por um índice obtido pela divisão da porcentagem da variação do resultado contábil pela porcentagem da variação da atividade ou:
Porcentagem de Variação do Lucro
GAO = --------------------------------------------------------- Porcentagem de Variação do Nível de Atividade
O resultado obtido representa que a cada 1% de aumento do nível de atividade de uma empresa representa X% de aumento ou de incremento no seu resultado.
Por outro lado esse Grao de Alavancagem Operacional pode ocorrer em sentido descendente, ou seja, se ocorrer um decréscimo de 1% no nível de atividade da empresa poderá representar X% de perda no seu resultado.
Quanto mais distante a empresa estiver do seu Ponto de Equilíbrio, menor será seu Grao de Alavancagem Operacional, pois menor será o impacto em termos percentuais sobre o seu resultado ( acréscimo ou decréscimo ) derivado de uma alteração no seu volume de atividade.
Este fato traz como conseqüência o fator Risco. Trabalhando bem acima do seu Ponto de Equilíbrio, uma empresa tende a ter menor GAO, mas também menor risco de reverter o seu resultado para prejuízo.
Por outro lado trabalhando com elevado GAO, tenderá a estar perto do seu Ponto de Equilíbrio e, consequentemente, com altos riscos, ou seja, com alta probabilidade de reverter o seu resultado para prejuízo ou para também elevar significativamente o seu