Alagados
"As palafitas são parte da identidade cultural do povo daqui", diz Joselito Crispim dos Santos de Assis (clique aqui para ler um perfil dele), o fundador do Grupo Cultural Bagunçaço, que atua na região de Alagados, em Salvador.
A identidade cultural de Alagados a que se referiu Joselito são centenas de casas de madeira, muito frágeis, que se equilibram em estacas sobre a enseada dos Cabritos, que desemboca no azul da Bahia de Todos os Santos, ao norte de Salvador.
O cheiro de esgoto é forte. A água calma - coberta de fezes e garrafas plásticas - é visível através de imensos buracos na instável ponte de madeira que conduz a alguns dos barracos. Não são raros os casos de pessoas que pisam nos buracos e caem na água.
Os moradores das palafitas queixam-se de não ter nenhum outro lugar para ir. E são considerados cidadãos de segunda classe até mesmo pelos próprios moradores da favela que moram na terra firme.
Nome "genérico"
Ainda assim, quando se pensa em Alagados, em Salvador, são as palafitas - que ali estão há décadas - que vêm à cabeça quando se pensa nesta comunidade.
Uma das pontes nas palafitas: cuidado com o buraco... |
Na verdade, "Alagados" não é o nome dado a uma favela específica em Salvador. Muitas pessoas da região evitam se referir ao local onde moram ou