Travessia de Alagados em um 4x4
Nada melhor do que “afundar” em um lago e, usando a técnica adequada a travessia será mais divertida e não trará danos ao seu querido 4x4!
O terreno
Analisar o terreno, como já percebemos nesta série de matérias, é uma das coisas mais importantes do fora de estrada, agora, neste obstáculo, ainda mais pois a parte inferior do alagado pode ser “invisível” e muito traiçoeira no que tange à pedras.
Para executar a travessia com segurança, o ideal é entrar a pé no alagado e “sentir” o terreno, se for possível, coloque estacas demarcando o local correto por onde o carro deve passar, se isso não for possível, memorize o melhor caminho, locais com profundidade maior do que 50cm (a maior profundidade da maioria dos 4x4) e com correnteza podem ser muito perigosos, atolar o seu 4x4 em uma condição dessas pode ter um resgate demorado e custoso.
O terreno de um rio pode ser pedregoso, verifique se o seu 4x4 tem altura suficiente para não raspar nas pedras e nem ficar preso por elas, todo o cuidado é pouco. A maioria dos 4x4 do mercado tem altura livre do solo de algo perto de 23cm, cerca de um palmo aberto, se as pedras forem mais altas do que isso, o roteiro deverá ser alterado, e não se esqueça de que o carro tem 4 rodas e nem sempre o trajeto permite que as duas rodas dianteiras andem no mesmo trajeto das duas traseiras.
Fundos de rio com barro podem ser um desafio ainda maior, ao entrar no rio, seu 4x4 tenderá a boiar em um primeiro momento (antes da cabine encher de água) este é o ponto mais perigoso pois a tração ficará comprometida, se isso acontecer o risco de atolar é muito alto, a maneira mais fácil de diminuir a flutuação de seu carro é abrindo a porta, isso fará com que a água invada a cabine e diminua a flutuação, fazendo com que as rodas ganhem contato com o terreno abaixo delas novamente. Lembre-se de abaixar a pressão dos pneus se o terreno for barrento, assim aumenta-se a área de contato, melhorando as chances de ter sucesso na