Ajuste a Valor Presente (AVP)
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Trabalho Integrado de CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS – 7º / 8º Semestre
Ajuste a Valor Presente
Bruna Carolina da Rosa
Edvaldo Occhi de Oliveira
José Adriano Eleoterio
Flavia Scarpelli
Kelvin Nobre Oliveira
Franciele Aparecida Bortolotti
RA: B06645-8
RA: B089BB-4
RA: B102ID-8
RA: A97IHA-2
RA: B028BJ-0
RA: T544JD-6
JUNDIAÍ
2014
Introdução
O objetivo deste estudo é o Ajuste a Valor presente (AVP) que consiste em tirar os juros contabilizados das contas de ativos e passivos de longo prazo presente no balaço patrimonial das empresas.
Ajuste a Valor Presente é o ajuste realizado para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro. O AVP não é algo novo nas normas brasileiras, pois a Lei nº 6.404/1976 em um dos seus artigos, já fazia menção sobre o assunto, que até então não era seguido de maneira adequada na contabilidade em anos anteriores. A Lei nº 11638/2007 e o Pronunciamento Técnico do Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC) nº 12 vieram para alterar a lei antiga e estabelecer regras para o seu cálculo, mostrando as contas a serem ajustadas. O cálculo do AVP é importante para a clareza nas demonstrações contábeis, pois o seu objetivo é mostrar o valor do atual, ou seja, na data de encerramento do Balanço, das contas existentes nos Ativos e Passivos de Longo Prazo, principalmente.
Ajuste a Valor Presente
Um dos principais objetivos da Contabilidade é oferecer informações a respeito da vida das empresas. A melhoria da qualidade dessas informações tem sido objeto de muitos estudos e pesquisas dos órgãos nacionais e internacionais, assim como de professores, estudantes e profissionais da área contábil. A legislação contábil tem mudado constantemente, uma dessas mudanças foi à avaliação dos ativos e passivos das Sociedades por Ações.
As empresas brasileiras, assim como