ajuda
Determinação do coeficiente de dilatação linear dos metais.
02.INTRODUÇÃO
Os sólidos em geral se dilatam quando aquecidos, para que este comportamento seja observado, estudar-se-á a dilatação de tubos cilíndricos de diferentes materiais, a partir de um comprimento inicial idêntico.
Seja o lₒ o comprimento inicial do tubo cilíndrico na temperatura θₒ e l o seu comprimento na temperatura θ > θₒ. O aumento do comprimento do tubo é portanto Δl = l - lₒ o qual corresponde à variação de temperatura Δθ = θ - θₒ.
Em primeira aproximação pode-se considerar Δl proporcional a lₒ e também proporcional a Δθ. Logo:
A constante α é chamada de “coeficiente de dilatação linear médio da substância, entre as temperaturas θₒ e θ.”
Reescrevendo-se a equação tem-se:
Δl =α. lₒ. Δθ = α. lₒ.( θ- θₒ) = l - lₒ
Logo:
Neste experimento utilizar-se-á um arranjo constituído de uma base de alumínio anodizado, na qual é presa de um lado uma peça que apresenta uma aresta e do outro um relógio comparador.
Na extremidade do tubo, próxima à aresta, fixar-se-á uma mangueira de borracha que será ligada a um tubo de ensaio contendo água a ser vaporizada.Ressalte-se que o tubo de ensaio estará fixado numa base vertical.
3.MATERIAL UTILIZADO
a) Aparelho para medida de dilatação;
b) Tubos cilíndricos de diferentes materiais (ferro, latão, alumínio);
c) Relógio.
1.Qual o objetivo deste experimento¿
R: Achar experimentalmente o coeficiente de dilatação térmica do Alumínio, Cobre e Aço.
2. Quais os instrumentos de medição ultilizados e suas respectivas precisões¿
R: Estando o tubo frio: meça o comprimento do tubo, L0, ligue o omhímetro na escala de 200 kΩ e meça a temperatura inicial. Zerar o relógio comparador, isto é girar o anel externo de maneira que o zero coincida com o extremo da agulha. Ponha ½ litro de água no aquecedor, ligue a mangueira do aquecedor no extremo do tubo e ligue o aquecedor Uma vez que a água estiver em ebulição e o vapor começar a