ajuda
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PITANGA
COLÉGIO ESTADUAL D. PEDRO I – EFMPN
Profuncionário Infraestrutura Escolar
Tutora: Mirla Fabiola Zatesko
Tutor: Felipe Vujanski
Cursista: Ana Paula da Silva
Data: 08/03/2014
MÓDULO 13 EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
Unidade 5: Estrutura e funcionamento da rede de esgoto sanitário.
Os sistemas de coleta de esgoto podem ser público. Existem dois tipos de processos para se coletar esgotos pela rede publica ou por fossas.
Os esgotos domésticos são compostos de resíduos de origem humana diluídos em água potável a qual funciona como transporte para os resíduos.
Quando não se tem rede de esgoto publico este deve ser lançado em fossa ou tanques sépticos (fossa séptica e sumidouro). Existem terrenos com maior facilidade para absorverem esse esgoto, que são os terrenos mais arenosos e porosos. Para tais fossas é necessário construir dois poços para o esgoto: um denominado fossa séptica e o outro sumidouro. O primeiro funciona como um decantador, ou seja faz o processo de separação dos resíduos, e o segundo funciona como absorvente facilitando a infiltração de água. O sumidouro deve ter pouca profundidade para não atingir o lençol freático.
Portanto para uso de fossa em local que não haja rede de água canalizada este deve ficar sempre abaixo do poço de água pelo mínimo 20 metros do poço de captação de água.
Unidade 6: Uso racional de água.
Nos últimos dias muito tem se visto falar em água, pois este é um problema crucial para humanidade. Pois depois do ar, a água é o elemento mais vital para o ser humano.
No dia a dia todos nós sabemos que o dever é de colaborar com a economia da água, isto somente mudando os velhos costumes de escovar os dentes com a torneira fechada, lavar as calçadas com balde aos invés de esguichos, desligar o chuveiro em quanto se ensaboa ajuda a economizar o consumo de água. Na tabela a seguir nos mostra estes dados de economia de água.
Água Abrindo a