Sistema de proteção
Os riscos à segurança e saúde dos trabalhadores expostos a energia elétrica são por si só muito elevados, podendo levar a lesões graves e até mesmo a morte. Os riscos são especificados de acordo com as atividades.
Segundo o Portal da Construção (2008), risco é a probabilidade de ocorrência de danos sobre as pessoas ou bens, resultantes da concretização de uma determinada condição perigosa
Em serviços com eletricidade o trabalhador está exposto a riscos de acidentes com conseqüências diretas: choque e arco elétrico e com conseqüências indiretas: quedas, batidas, incêndio, explosões de origem elétrica, queimaduras etc.
ESTATÍSTICAS
São Paulo, 10/03/2014 - 15:06
Abracopel divulga estatística de acidentes 2013
A pesquisa revelou um total de 1038 incidentes com eletricidade, incluindo incêndios, curto-circuito e choques elétrico
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entidade que trabalha desde 2005 em prol da mudança de cultura da população brasileira com a segurança elétrica, divulgou a consolidação dos dados de acidentes com eletricidade ocorridos em 2013. O número foi de 592 mortes, portanto, uma média de dois óbitos por dia. A quantidade de choques elétricos que não resultaram em morte, mas que deixaram sequelas foi de 173. Então, o total de acidentes envolvendo choque elétrico foi de 765 ocorrências. Os incidentes com curto-circuito foi de 234, sendo que 200 evoluíram para incêndios de diferentes proporções. Desse modo, há o total de 1038 acidentes com eletricidade.
Local
O número de acidentes na rede aérea ainda é grande; foram 170 ocorrências no total. Porém, o que foi constatado na pesquisa é que mais de 70% dos acidentes desta natureza são causados por imprudência de profissionais da construção civil, que fazem suas obras sem os cuidados necessários, ou mesmo com “eletricistas autônomos” que interferem na rede ou próximo dela sem nenhum critério de segurança ou sem autorização