o que é ajuda
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPO GRANDE, OUTUBRO
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
O que é ajuda?
As primeiras iniciativas de atendimento aos necessitados ocorreram no seio das igrejas, especialmente da Igreja Católica. As ações sociais das ordens religiosas assumiam seu compromisso com os pobres com base na caridade e generosidade cristã desenvolvendo ações de benemerência que ocorriam de forma individualizada na concessão de esmolas ou auxilio material ou em atividades regulamentadas e organizadas.
Existe um grande sentimento de ajuda, vindo das mais variadas igrejas. As igrejas vêm fazendo seu papel como instituição voltada as necessidades das pessoas, sejam elas ajudas com materiais, alimentos, ajuda psicológica, etc. O que antes era ajuda de maneira assistencialista, hoje as igrejas passaram a entender a real necessidade das pessoas, podemos ver centros de reabilitação, ações voltadas para crianças e adolescentes, existem centros especializados para as mais diversas necessidades da população.
Além disso, atualmente os governos vêm apoiando tais ações que beneficiam os cidadãos de maneira geral. Afinal, é possível ver pessoas religiosas atuando dentro da politica.
No decurso da história do Serviço Social, o conceito de ajuda foi evoluindo. Na sua origem a ajuda era exercida com um caráter privativo aos desadaptados, deserdados ou a quem se considerava como necessitado de caridade. A partir da Revolução Francesa, a assistência pública desenvolve-se e foi no século XX que o Serviço Social surge organizado institucionalmente e como profissão. Progressivamente vai-se tomando consciência da característica da Relação de Ajuda, entre o profissional de Serviço Social e aquele que pede ajuda.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio