ajuda
HTMLSubText1
O processo de certificação varia ligeiramente para os diferentes serviços, como certificação de sistemas de gestão, produtos, ou serviços de mudanças climáticas.
Conceito
Certificação é a declaração formal de "ser verdade", emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral.
É um documento formal.
A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade.
Formas de Certificação
Atestar a qualificação de um profissional
Atestar a qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, por exemplo, nas áreas de segurança de computadores em sua qualidade (ISO 9000) e na gestão ambiental de empresas (ISO 14000).
Validade
As certificações geralmente precisam ser renovadas e reavaliadas periodicamente por um órgão regulador certificador, que será responsável pela credibilidade dos métodos de avaliação do certificado. O certificador pode tanto ser um órgão público, quanto uma empresa privada independente.
Certificação Compulsória / Voluntária
A certificação interessa ao fabricante, importador e ao consumidor: ao fabricante e ao importador, ela permite evidenciar uma garantia relativa à qualidade do produto que fabrica ou importa, assegurada por uma entidade independente. Além de contribuir para o aumento da competitividade da empresa, facilita o seu acesso aos mercados internacionais.
Para o consumidor, permite obter informação imparcial sobre o produto, melhora o critério de escolha e facilita a decisão de compra, assegurando a conformidade dos produtos.
Passos para obter a certificação:
1. Adquira a norma.
2. Monte sua equipe e defina estratégia
3. Desenvolva um manual de sistema de gestão.
4. Desenvolva procedimentos.
5. Implemente o sistema de gestão
6. Considere uma