Ajinomoto
A história
A AJINOMOTO nasceu no Japão, em 1908, com a descoberta do Glutamato Monossódico pelo professor e pesquisador da Universidade de Tóquio, Dr. Kikunae Ikeda. Depois de vários experimentos com algas marinhas, o cientista conseguiu isolar um aminoácido chamado ácido glutâmico, que processado, deu origem ao Glutamato Monossódico. Este produto recebeu o nome comercial de AJI-NO-MOTO e passou a seu fabricado e utilizado para realçar o sabor dos alimentos. AJI-NO-MOTO que significa “essência do sabor”.
No Brasil, o AJI-NO-MOTO chegou em 1949 exportado pelo Japão. Nesta época, o produto era utilizado somente pelos consumidores e estabelecimentos de origem oriental; e foi a demanda deste público que gerou a necessidade de se estabelecer uma unidade de importação e comercialização no Brasil. Em 1956, era inaugurada a AJINOMOTO no Brasil.
As vendas do AJI-NO-MOTO para pequenos comerciantes e restaurantes orientais obtiveram sucesso, e em 1961 foram contratados os primeiros 10 representantes de vendas do produto no Brasil, responsáveis por atenderem todos os Estados da Região Sul e parte do Sudeste, onde se encontravam as principais indústrias alimentícias.
Fábricas no Brasil:
A demanda cresceu, e em 1977, foi inaugurada a primeira fabrica AJINOMOTO no país na cidade de Limeira/SP.
Hoje, a empresa conta com cindo fábricas em quatro Unidades Industrias, localizadas no interior do Estado de São Paulo, responsáveis pela fabricação de produtos voltados para o varejo e para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de nutrição animal.
A mais antiga e maior planta da AJINOMOTO no Brasil foi inaugurada em 1977, em Limeira, interior de São Paulo. Além do Glutamato Monossódico, a fábrica produz toda a linha voltada para o Varejo, como por exemplo, o Tempero SAZÓN e a linha de MID Refresco.
É também em Limeira que está localizado o Centro de Planejamento de Desenvolvimento da empresa, destinado a promover a ampliação da produção e criação