Air France Assessoria Imprensa
Assessoria de Imprensa
As assessorias de imprensa trabalham para divulgar notícias sobre suas instituições ou assessorados aos veículos midiáticos, seja para mostrar novidades sobre eles, que sejam de interesse público, ou, apenas, para melhorar a sua imagem. A assessoria não está a serviço da imprensa, mas faz o contato a partir da empresa e se relaciona permanentemente com ela”. A assessoria faz a interlocução entre o assessorado e a mídia e/ou público; é um intermediário - em suas palavras. Os assessorados, por meio dos profissionais, passam a “atuar como fontes”, a ter um vínculo com as redações e a reconhecer quais veículos têm interesse nas informações sobre eles e, dessa forma, conhecem a linha editorial e os dead-lines desses veículos. Para que eles passem a atuar como fontes de informações, as assessorias devem se pautar pela transparência.
Dessa forma, ganham credibilidade frente ao público e à mídia, que passam a confiar na assessoria e, consequentemente, no assessorado.
Gerenciamento de crise
Chama-se crise de imagem um grupo de fatores que venha a ferir, macular “[...] o patrimônio mais importante de qualquer entidade ou personalidade que mantenha laços estreitos com o público: a credibilidade, a confiabilidade, a reputação”. As crises de imagem não são compostas apenas por fatalidades e catástrofes - como o acidente do AF 447 —, mas também de questões mais simples, como, erro humano, má administração e ações precipitadas. As ocorrências negativas fazem parte da dinâmica das organizações”. Diante do enquadramento das crises de imagem dentro do dia a dia da empresa ou pessoa pública, é importante que as assessorias de comunicação e imprensa estejam preparadas para lidar com elas, de forma a melhorar a imagem da instituição perante a opinião pública. “A maioria das crises de imagem, se bem administrada, pode ser superada”.
Uma das características das crises é a surpresa. Elas não