Aine's
Os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs), algumas vezes são chamados de farmácos semelhantes à aspirina, estão entre os mais usados de todos os farmácos. Esses agentes proporcionam alívio sintomático da dor e edema em artropatia crônica, como ocorre na osteoartrite e na artrite reumatóide, e em afecções inflamatórias mais agudas, como traumas esportivos, fraturas, entorses e outras lesões das partes moles. Também proporcionam alívio de dor pós-operatória, dental, menstrual, cefaléias e enxaquecas.
São medicamentos para tratamentos sintomáticos, não interferindo com a história natural das doenças inflamatórias. Só estão indicados em processos inflamatórios clinicamente relevantes (artrite reumatóide, artrite juvenil, espondilite anquilosante e outras), em que dor, edema e disfunção decorrentes trazem desconforto ao paciente.
Como há muitos AINEs disponíveis para venda livre, muitos são tomados sem prescrição. Há muitas e diferentes formulações, incluindo comprimidos, injeções e géis. Geralmente os AINEs, particularmente os "clássicos", podem causar efeitos indesejáveis significativos, especialmente em idosos. Os agentes mais modernos têm menos ações adversas.
Ações Farmacológicas
Todos os AINEs têm ações semelhantes. Possuem três efeitos principais:
* Efeito analgésico: redução de certos tipos de dor (especialmente a inflamatória);
* Efeito antipirético: redução da temperatura corporal patologicamente elevada (febre);
* Efeito antiinflamatório: modificação da reação inflamatória.
Geralmente todos os AINEs compartilham, em maior ou menor grau, efeitos adversos baseados em seus mecanismos de ação. Tais efeitos incluem:
* Irritação gástrica, que pode variar desde um simples desconforto até a formação de úlcera.
* Efeito sobre o fluxo sanguíneo renal no rim comprometido.
* Tendência para prolongar o sangramento por inibição da função plaquetária.
*