Ainda não fiz
Rosanne Bezerra de Araújo
Karen Christina Pinheiro dos Santos
Aula 5 – O texto científico Apresentação
Nesta aula, você aprenderá que a linguagem do conhecimento quando se dirige para a ciência deve ser o mais simples possível para evitar ambiguidades. É verdade que cada saber traz a sua “linguagem técnica”, afinal a linguagem científica serve também para expressar uma precisão de conceitos. Por exemplo, um teórico das Ciências da Linguagem falará em ligações sintagmáticas e paradigmáticas entre palavras. Já a Ciência da Computação usará o termo bit para designar a menor unidade de informação processada via computador. Dessa forma, cada ciência traz sua linguagem própria. O importante é que no final das contas esse discurso torne-se acessível ao grande público.
Objetivos Com esta aula, esperamos que você seja capaz de:
Perceber a linguagem de caráter específico no texto científico.
Compreender a linguagem do gênero científico
Compreender que os vocábulos assumem diversas acepções em diferentes contextos. Caro aluno, nas aulas anteriores vimos que há diferentes formas textuais de registrar nossos conhecimentos, nossa cultura, e também de socializá-los, sejam eles apresentados na forma jornalística, narrativa, argumentativa ou mesmo dissertativa, podemos ampliar nossa compreensão de como as coisas acontecem e funcionam.
A comunicação escrita é diferente da comunicação oral, ela necessita de suporte para traduzir nossas emoções gestuais e orais. O suporte textual que utilizamos constrói o estilo de texto que queremos para nos comunicar. Por exemplo, a natureza da fábula que narra uma ficção alegórica para descrever a realidade do comportamento humano é descrita pelo texto jornalístico como acontecimento factual, ou seja, a mesma realidade é abordada de diferentes maneiras, conforme o gênero textual que se é utilizado.
Como você já sabe a escrita apresenta gêneros diversos para descrever o nosso estilo de vida,