Revisão Literaria
Alice Carneiro 1 e Luzia Corrêa 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste.
Resumo
A presente revisão literária aborda definições de diferentes autores que descrevem a compostagem de uma forma distinta. A compostagem pode ser definida como um processo biológico da decomposição de materiais orgânicos por vários microorganismos esse processo tem como resultado final um produto o composto orgânico que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Há muito tempo a compostagem é praticada no meio rural, utilizando restos vegetais e esterco animal. E necessário um cuidado nesse processo, tem que ser monitorada a massa orgânica.
Palavras-Chave: Definições, Matéria Orgânica e Decomposição.
Abstract
Composting can be defined as a biological decomposition of organic materials by various microorganisms such process results in a final product that organic compound may be applied to soil to improve its characteristics, without causing risks to the environment. Long composting is practiced in rural areas, using crop residues and animal dung. And care must be taken in this process has to be monitored organic mass. This literature review discusses definitions of different authors who describe composting in a different way.
Key-words: Composting, Organic Matter and Decomposition.
Introdução
A compostagem é descrita de vários modos desde publicações antigas de autores nacionais, pode ser visto em vários artigos que os autores têm concepções diferenciadas sobre o assunto.
Segundo Diaz e Vaz (1996), a compostagem é definida como um processo de decomposição de resíduos, que é realizado por populações de microorganismos aeróbicos. Já para Valente et al.(2009), a compostagem é um processo de estabilização da matéria orgânica onde o manejo, temperatura e a umidade são os fatores que definem