Revisão literária de fenóis
Disciplina: Bioquímica de Alimentos
Revisão Literária sobre Fenóis
Autores: Joelma Martins P. de Lima Mirna Samara Dié Alves
Mossoró – RN 2012
Todos os organismos vivos possuem caminhos metabólicos pelos quais sintetizam e utilizam espécies químicas essenciais como, por exemplo, os açúcares, os aminoácidos, os ácidos graxos, entre outros. Tais compostos sintetizados são conhecidos como metabólitos primários e são essenciais para a sobrevivência do organismo. Um grupo reduzido desses metabólitos primários serve como precursores para síntese de outros compostos em reações catalisadas enzimaticamente. Esses compostos sintetizados são os metabólitos secundários. A biossínt ese de metabólitos secundários é realizada por rotas metabólicas específicas do organismo (Figura 1), ocorrendo uma estreit a relação entre essas rotas e aquelas responsáveis pela síntese dos metabólitos primários.
Figura 1: Duas principais vias de síntese de metabólitos secundários.
As duas principais rotas de metabólitos secundários são: a via do ácido chiquímico (Figura 2) e a vida do ácido mevalônico, a qual é menos significativa. Há ainda três precursores principais desses metabólitos secundários, são eles: o ácido chiquímico, os aminoácidos e acetato.
Figura 2: Via do ácido chiquímico
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides. Os fenóis ou compostos fenólicos são abundantemente encontrados no reino vegetal na forma livre ou ligados a açúcares (glicosídios) e proteínas. Os compostos fenólicos são originados do metabolismo secundário das plantas e são um grupo muito diversificado de fitoquímicos derivados de fenilalanina e tirosina. Os fenólicos englobam desde moléculas simples até moléculas com alto grau de polimerização. Em