Relatório aprofundado do filme "Quanto vale ou é por quilo?"
FACULDADE VALE DO CARANGOLA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Filme : Quanto vale ou é por quilo?
A partir dos textos e dos debates em sala de aula, descreva os elementos apontados no filme que fazem referência as seguintes questões:
A) Solidariedade;
Ser solidário é ter interesse pelo próximo é ajudá-lo a não se perder, não ser enganado, a não ter sua saúde ou sua vida em risco etc. Sem receber nada em troca. Solidariedade não é somente ajudar, alcançar alguma coisa ao próximo. É informar e dividir o que a gente sabe. É compartilhar com aquelas pessoas que não tem acesso a informação, o que nós conseguimos aprender.
Em uma cena do filme mostra uma dama da sociedade que teve a ideia de em prestar um dinheiro para uma escrava idosa poder comprar sua liberdade. Mesmo mostrando para a escrava que ela estava fazendo uma caridade por trás ela estava lucrando com os juros do negócio. O filme mostra que tanto a 200 anos atrás como atualmente o lucro sempre foi visado. Mesmo com programas e instituições beneficientes alguém estava lucrando alguma coisa por trás, era feito por interesse próprio. Por cima de toda essa fachada de igualdade, bondade e fraternidade, ainda vivemos em uma sociedade predominantemente interesseira e egoísta.
B) Marketing social;
O filme faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. Trata de duas temporalidades distintas. Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos para promover o bem estar social. No filme o exemplo são as ONGs a implatação de computadores que mostravam o trabalho sendo falsamente realizado.
C) Formas de lucro;
O Estado é