AIDS GASPAR NO Pronto
Disciplina: Cinema Documentário
Professor: Dr. Renné França
Estudantes: Arthur Oliveira, Daniel Duarte, Pedro Henrique Otto, Yolanda Margarida.
SIDA AIDS
AIDS foi um filme dirigido por Gaspar Noé, realizado na França em 2006. Pela sua baixa repercussão no Brasil, à apenas algumas poucas traduções sobre o projeto. Este documentário faz parte de um longa-metragem, intitulado como ‘’8’’, que reúne oito curtas-metragens internacionais de diretores renomados. Todos os curtas envolvem uma meta, das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio, desenvolvida pela ONU em um tratado assinado no ano de 2000, por 191 países.
Com o intuito de poder dialogar com o tema escolhido, Gaspar deixa de lado sua pornografia e rotações insólitas de câmeras (pontos marcantes de sua autoria) e cria este documentário não menos chocante. Em uma entrevista, o diretor comenta que considera esses 17 minutos de filmes “um ato de comunicação sobre o abuso de alguns e a dor de outros”.1
O documento relata a vida de um homem, viúvo e portador do vírus HIV-1, que se encontra internado em um hospital da cidade de Burkina Faso. Em sua narração, o portador nos conta sobre sua trajetória (desde a morte de sua mulher, até descobrir que é soropositivo). Expondo seus medos, anseios, experiências e fracassos causados pelo vírus.
Ficha técnica:
Direção: Gaspar Noé
Assistência de direção: Oliver Thery – Lapiney
Produção: Marc Oberon e Lissandra Haulica
Edição: Gaspar Noé e Marc Boucrot
Som: Marc Boucrot e Issa Traore2
3
Análise Fílmica
Para analisarmos este filme, fora utilizado o livro: Introdução ao documentário, de Bill Nichols. Após a investigação, foi reconhecido que o documento se encaixa perfeitamente no estilo poético. Trataremos de formular esta tese a seguir.
Segundo Nichols, este estilo de documentário sacrifica estilos de montagens continuas e a ideia de localização específica no espaço\tempo para ‘’...explorar