Luminotecnica projeto residencial
1. Introdução
Luminotécnica é o estudo minucioso das técnicas das fontes de iluminação artificial, através da energia elétrica. Portanto, toda vez que se pensa em fazer um estudo das lâmpadas de um determinado ambiente, está se pensando em fazer um estudo luminotécnico.
Inicialmente abordaremos os conceitos e grandezas fundamentais para melhor entendimento da Luminotécnica tais deles, luz, intensidade luminosa, fluxo luminoso, iluminância, luminância, eficiência luminosa e curva de distribuição luminosa.
Após a compreensão dos conceitos e grandezas fundamentais, apresentaremos os diversos tipos de lâmpadas e luminárias, suas características e seu funcionamento visando à aplicação de cada uma delas de acordo com suas especificações particulares buscando obter a melhor eficiência.
Por último, se baseando nas informações que serão citadas conforme a epígrafe acima, apresentaremos os métodos dos cálculos utilizados nos projetos de iluminação. E como conclusão, a elaboração de um projeto de luminotécnica visando todos os conceitos abordados em nosso trabalho.
2. Grandezas e Conceitos Fundamentais
Luz
É o aspecto da energia radiante que um observador humano constata pela sensação visual, determinado pelo estímulo da retina ocular. A faixa de radiações das ondas eletromagnéticas detectada pelo olho humano situa-se entre 380 e 780 nanômetros (1 nm = 10-9 m = 10 Å), correspondendo o menor valor aos raios ultravioletas e o maior ao dos raios infra-vermelhos, ou seja, se encontra entre os raios ultravioletas e os raios infra-vermelhos.
As radiações infravermelhas são radiações invisíveis ao olho humano e seu comprimento de onda se situa entre 760 nm a 10.000 nm. Caracterizam-se por se forte efeito calorífico e são radiações produzidas normalmente através de resistores aquecidos ou por lâmpadas incandescentes especiais cujo filamento trabalha em temperatura mais reduzida (lâmpadas infravermelhas). As radiações infravermelhas são usadas na Medicina no