Luminotécnica
Levantamento do espaço arquitetônico e seu sistema de
iluminação artificial
Unisinos 2012/02 - Profª Izabele Colusso
Acadêmicas: Gabriele Negri, Luana Marchini e Roberta Ferrari
Introdução
Luminotécnica I
A arquitetura permite, em sua aplicação atual, trabalhar com diversas possibilidades e influi em inúmeros campos de conhecimento. Neste trabalho, abordaremos a questão da Luminotécnica aplicada a um ambiente, visto que dentro da Arquitetura a iluminação ocupa um lugar extremamente importante. O bom uso da luz pode ser o ponto alto de qualquer ambiente.
A utilização de fontes de luz deve ser projetada, para resultar em uma visibilidade adequada, tanto na totalidade do ambiente quanto em setores independentes. Por isso, o trabalho consiste na análise de um ambiente escolhido, levando em consideração a norma exigida para este ambiente, sua importância para as pessoas que o utilizam, além das questões técnicas que vão desde a escolha de materiais até a escolha do tipo de lâmpadas.
Luminotécnica I
Situação/Localização do ambiente
Para a escolha do ambiente, pensamos em locais que dispusessem de uma planta livre e que fossem utilizados por diferentes pessoas. Escolhemos um salão de festas, por agregar várias demandas de iluminação, devido as diferentes tarefes que apresenta, além de comportar um público de diferentes faixa etária, mesmo que infrequente, para analisar o nível de iluminação do ambiente.
O salão de festas em questão localiza-se em Novo Hamburgo, em uma casa de uso residencial.
Área a ser analisada
Luminotécnica I
Levantamento físico do ambiente
O ambiente em si utiliza materiais e mobiliário de cores escuras. As paredes tem revestimentos variados, como o tijolo aparente e o reboco pintado de laranja ou branco. O piso é uma cerâmica cor preta, o forro é em madeira cedro, e o mobiliário também manteve o padrão com a escolha por madeira escura. Os únicos elementos decorativos de tom