aham
A água é um recurso natural fundamental a sobrevivência e a manutenção dos ecossistemas natural e produtivo.
Nos ecossistemas naturais, a sustentabilidade da biosfera depende da produção primária, ou seja, da produção fotossintética que produz energia para manutenção de processos vitais da flora e fauna associada.
Em ecossistemas produtivos, identificados como produtores de fibras e alimentos, a água é um fator limitante, a aqual pode ter sua eficiência de uso aumentada pela utilização de tecnologias apropriadas entre as quais se destacam a melhoria do armazenamento superficial, o manejo adequado de águas subterrâneas, o emprego de técnicas de irrigação, de drenagem e de reúso de águas adequadas. Pode-se evidenciar que, para a manutençãodo desenvolvimento sustentável nos níveis local e regional é vital que sejam preservados os recursos hídricos tanto em quantidade quanto em qualidade. Uma vez que as águas sofrem alterações em decorrência de causas naturais que afetam o clima e, consequentemente a disponibilidade de água, destacam-se as flutuações sazonais, tais como "El Nino" e os períodos glaciais. Entre as ações antrópicas que podem alterar o balanço hídrico, destacam-se em escala local e regional, o desmatamento, a mudança do uso do solo, os projetos de irrigação e drenagem e a consatrução de barragens. Em escala planetária, destaca-se a mudança climática global, ocasionadas pelas alterações das características químicas da atmosfera, decorrentes dos gases que promovem o efeito estufa.
Qualquer modificação nos componentes do clima ou da paisagem alterará a quantidade, a qualidade e o tempo de permanência da água nos ecossistemas e, por sua vez, o fluxo da água e suas características.
A interação continua entre a litosfera, a biosfera e a atmosfera acabam definindo um equilíbrio dinâmico para o ciclo da