agua
Ela fornece apenas uma visão do sistema, a visão orientada para funções, ou seja, ele demonstra todas as funcionalidades de um programa.
Principais funções:
O DFD mapeia todas as funções e dados utilizados para executá-la, e permite também a discussão de um sistema em vários níveis de detalhes; Mostra todas as funções (e dados) envolvidas na atividade a ser automatizada; Ele mostra o fluxo de dados, e não o fluxo de controle do sistema;
Componentes de um DFD:
O DFD baseiam-se em 4 componentes básicos, abaixo irei mostrar cada um deles:
Processos é o primeiro componente de um DFD, o processo mostra uma parte do sistema, que transforma entradas em saídas, isto é, mostra como uma ou mais entradas são convertidas em saídas. É representada graficamente por um círculo, mas alguns analistas preferem utilizar a forma de um retângulo, ou um retângulo de vértices arredondados.
IMAGEM-1
Fluxo de dados é graficamente representado por uma seta que entra ou sai de um processo, é utilizado para mostrar o movimento de fragmentos ou de pacotes de informações de um ponto a outro do sistema, ou seja, serve para mostrar o fluxo das informações.
IMAGEM-2
Depósito de dados é utilizado para se modelar uma coleção de pacotes de dados em repouso, para ser mais fácil o entendimento, seria o banco de dados, o local onde as informações irão ser armazenadas.
IMAGEM-3
Entidades externas ou terminador são origens e destinos de fluxos de dados para fora do sistema (criadores e consumidores de dados). Estão fora do sistema. Representam pessoas ou outros sistemas, representam a interface entre o sistema e o mundo externo. Geralmente quando um sistema necessita ser alimentado com informações de outro sistema.
IMAGEM-4