bksbdkbskd

2015 palavras 9 páginas
KURT LEWIN
No século XX, emerge uma nova forma de estudar os grupos chamada ‘Dinâmica de Grupo’.
A expressão “Dinâmica de Grupo” veio a ser usada oficialmente em 1944, por Kurt Lewin, um psicólogo judeu alemão, radicado nos Estados Unidos.
As disciplinas e áreas profissionais que mais encorajaram e acreditaram na aplicabilidade desta atividade foram: o serviço social, educação, psicoterapia e administração.
Inicialmente Lewin dedicou-se a estudar os grupos marginalizados e/ou minorias, chegando a duas conclusões:
Todo tipo de exploração científica, no campo social, deve considerar a sociedade de maneira global, onde os fenômenos acontecem; A abordagem e a interpretação destes fenômenos só é possível, a partir da aproximação de uma situação social completa, onde é possível observar o fenômeno real e suas variáveis, opondo-se assim à realização de pesquisas laboratoriais para o estudo da Psicologia Social
Teoria de Campo: a construção fundamental é o campo, ou espaço de vida de uma pessoa, constituído pela pessoa e por seu meio psicológico – como ele existe para a pessoa.
O comportamento de uma pessoa depende das mudanças que ocorrem em seu espaço de vida em um determinado momento de variação emocional. Ocorre uma expansão, uma prevalência – maior ocupação psicológica – do espaço reservado para determinado segmento durante esse momento especial da existência do indivíduo.
Igualmente, para um grupo, o espaço de vida consiste nos elementos que compõem o grupo e um meio social, tal e qual ele existe num determinado momento. A ocorrência social é vista como acontecendo e resultando da totalidade das entidades sociais existentes no grupo, tais como subgrupos, barreiras, canais de comunicação, preconceitos, etc. A instabilidade do meio produz uma instabilidade no indivíduo, que interage com outros elementos do grupo, produzindo uma instabilidade no mesmo. A partir de então, o grupo vai procurar retornar à anterior situação de.
Outro elemento

Relacionados