agua
Iuri Marques de Oliveira & Renato Moreira Rosa
A água é uma substância de natureza incolor, inodora e insípida que possui uma importância fundamental para os seres vivos. Não obstante, os seres vivos são constituídos majoritariamente de água (cerca de 70% da massa de um ser humano é composta por água), como também são circundados ela no nosso “planeta azul”.
Todos sabemos da necessidade de água para nossa existência, tanto na sua utilização diária como para manutenção do ambiente aquoso dentro de nossos corpos.
Uma questão simples que pode ser feita é: Por que bebemos água? ou Por que os organismos necessitam ingerir água? Muitas respostas podem ser dadas, como “para matar a sede” ou “para ficar hidratado”, e são corretas, mas ainda muito superficiais. O fato é que todos os seres necessitam de água, desde as criaturas marinhas, que passam suas vidas em um ambiente aquoso, até os organismos terrestres, que mantém um ambiente aquoso interno, pois a água possui diversas funções importantes, tais como:
- Praticamente todas as moléculas biológicas adotam suas formas (e, portanto, suas funções) em resposta às propriedades físicas e químicas da água circundante.
- O meio para a maioria das reações bioquímicas é a água. Reagentes e produtos de reações metabólicas, nutrientes, assim como produtos de descarte, dependem da água para o transporte dentro e entre as células.
- A própria água participa ativamente de muitas reações químicas que dão suporte à vida. Com freqüência, os componentes iônicos da água, os íons H+ e OH-, são os verdadeiros reagentes. A reatividade de muitos grupos funcionais nas moléculas biológicas depende, na verdade, das concentrações relativas de H+ e OH- no meio circundante. - A oxidação da água para produzir oxigênio molecular, O2, é uma reação fundamental da fotossíntese, o processo que converte a energia solar em uma forma química utilizável. A utilização dessa energia acaba por levar à redução de O2