agua
1- QUAIS OS PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOFIA GREGA?
RESPOSTA: Período pré-socrático ou Cosmológico, do fim do século VII a. C. ao fim do século V a. C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.
Período socrático ou Antropológico, do fim do século V a. C. a todo o século IV a. C., quando a filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas, e busca compreender qual é o lugar do homem no mundo.
Período sistemático, do fim do século IV A.C. ao fim do século III a. C., quando a filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado pela cosmologia e pelas investigações sobre a ação humana na ética, na política e nas técnicas.
Período Helenístico ou Greco-romano, do fim do século III a.C. ao século VI d.C. Nesse longo período, que abrange a época do domínio mundial de Roma e do surgimento do cristianismo, a filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a natureza, e de ambos com Deus.
2- QUAIS OS PRINCIPAIS TRAÇOS DA COSMOLOGIA PRÉ – SOCRÁTICO? ESCOLHA UM DELES E EXPLIQUE-O.
RESPOSTA: O principal traço da cosmologia pré-socrática é o seu materialismo primitivo. A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez para a especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir.
Escolho Anaximandro. Ele foi o primeiro a designar a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido- por uma